avc 1No dia 31 de março comemora-se anualmente o Dia Nacional do Doente com AVC.

O Colégio de Nossa Senhora do Alto, associou-se a esta iniciativa, recebendo a visita de um grupo de profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, representado pela Doutora Ana Paula Fidalgo. Os alunos do 4º ano participaram na iniciativa, pois estão integrados no Projeto   FastHeroes.

Em parceria com a Organização Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o projeto Fast Heroes lançou uma Grande Missão e pretende alcançar um milhão de crianças, entre os 5 e os 9/10 anos, nas escolas de todo o mundo com o objetivo de ajudar a aumentar a consciencialização sobre os sintomas do AVC.

A campanha Fast Heroes surge para educar e capacitar as crianças, para que estas ajudem a salvar os seus avós, familiares ou outras pessoas próximas. O programa educacional premiado tem como tema os super-heróis e tem como objetivo promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo, de uma forma lúdica e divertida. Ao mesmo tempo, fornece-lhes habilidades práticas para salvar vidas. O objetivo passa por aproveitar o entusiasmo das crianças pela aprendizagem e partilha com os outros, dando início a um movimento global que ajude a espalhar o conhecimento junto das famílias, especialmente dos avós, contribuindo assim, para salvar vidas.