Área Reservada

presepio 18O Advento é um tempo forte da Liturgia que prepara para a celebração do encontro de Deus com a Humanidade no nascimento do Filho de Deus. Para nos preparar para esse grande Encontro, o Advento é um caminho de encontros.

Podemos estabelecer muitas ligações e receber muitas mensagens que nos colocam em sintonia com quem nos quer encontrar e com quem queremos encontrar.

Com esta iniciativa queremos proporcionar o encontro com Jesus, Deus- Connosco, e com os que se encontram ao meu lado.

Desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco tem convidado todo o cristão, em qualquer lugar e situação, a renovar o seu encontro pessoal com Jesus Cristo, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele e a procurá-l’O, dia a dia, sem cessar (cf. EG 3).

Neste sentido, o Papa desafia-nos a promover uma verdadeira cultura do encontro de modo simples, como fez Jesus: não só vendo, mas olhando, não apenas ouvindo, mas escutando, não só cruzando-se com as pessoas mas detendo-se com elas, deixando-se arrebatar pela compaixão. O nosso grande desafio – disse o Papa – é criar uma cultura do encontro, que alente cada pessoa e cada grupo a partilhar a riqueza das suas tradições e experiências, a abater muros e a construir pontes.

Natal é, por excelência, a festa do encontro com Jesus, que inspira, mobiliza e motiva tantos encontros pessoais, familiares, eclesiais, sociais e culturais.

Natal é encontrar Jesus e deixar-se encontrar por Ele. Somos convidados a questionarmo-nos como podemos encontrar Jesus, ou melhor, como podemos deixarmo-nos encontrar por Ele; se estamos dispostos a encontrar Jesus, ou se nos deixamos levar na vida como se já estivesse tudo jogado.

Diz o Papa Francisco, “anima-te e sai para O encontrar. Se não O encontrares, olha para a Sua Mãe, simples, despretensiosa, plena de mansidão, e pede-Lhe que te leve pela mão a buscares o Menino que não está na soberba e no orgulho, mas na simplicidade de tudo o que seja amor, mansidão e bondade”. Aproximando-nos de todos, especialmente dos que mais necessitam, iremos descobrindo, não sem surpresa e de um modo vital, como ser Igreja, testemunhas de uma esperança que é "alegria para todo o povo" (Lc 2,10-11).


Copyright © Colégio de Nossa Senhora do Alto

Joomla Templates by Joomla-Monster.com