Área Reservada

No dia 25 de março, o grupo MJS do Colégio realizou o seu encontro quinzenal, desta vez para uma reflexão e oração sob o tema de Guerra e Paz , tendo em conta o infeliz contexto que a Europa está a viver.

Confrontando-se com um mês de guerra na Ucrânia, 24 de fevereiro- 24 de março, foi proposto a visualização de um pequeno vídeo sobre este mês. É com tristeza e ao mesmo tempo com esperança que se olhou para aquelas imagens e surge a questão: que motivos estão por detrás de tudo isto? Não faz sentido.

Neste mesmo dia, o Papa Francisco fez a Consagração da Rússia e do povo ucraniano ao Imaculado Coração de Maria, pedindo o dom da Paz. Sabe-se que a paz é ausência de violência, mas também é diálogo, é fraternidade, é acolhimento, é serenidade e tranquilidade, é liberdade. Ao contrário da guerra que é tristeza, destruição, ganância, egoísmo, sede de poder…

Os grupos a partir do vídeo dialogaram sobre o que faz a guerra e se, hoje assistimos a estes conflitos, a guerra deve ter começado no coração de quem a promove. Só quem não está em paz consigo mesmo pode criar conflitos, pode não aceitar o outro na sua diferença, pode não querer dialogar. Por isso, devemos estar muito atentos às nossas faltas de paz. Localmente, entre nós, podemos ser promotores de guerra em vez de construtores de paz.

mjs guerra paz

Após uma breve reflexão os grupos, em solidariedade criaram pequenas mensagens de paz que foram levadas para a capela onde se rezou e depois colocadas num placard.

Pode-se fazer pouco, mas o pequeno gesto pode ser um grande conforto e um sinal de fraternidade de que não esquecemos os nossos irmãos.

Paz à Humanidade.

25 de março de 2022


 

Copyright © Colégio de Nossa Senhora do Alto

Joomla Templates by Joomla-Monster.com