No dia 14 de Fevereiro, a Comunidade Educativa do nosso Colégio teve um encontro muito especial: a visita do nosso Bispo, D. Manuel Quintas. Na sua visita pastoral à Vigararia de Faro, reservou este dia para estar connosco. Acompanhado pelo Diretor Geral do Colégio, por volta das 10 horas o Sr. Bispo foi recebido por membros da Comunidade Educativa no hall de entrada do Colégio seguido de um caloroso bem-vindo por parte dos alunos, no momento do Bom dia.

visita pastoral 2020

O Sr. Bispo, D. Manuel Quintas dirigiu umas palavras iniciais aos alunos e estes retribuíram com um bom dia muito bem preparado por um grupo de alunas do 3º ciclo com uma dança contemporânea alusiva à amizade e os alunos do 1º ciclo com uma performance sobre o cuidar das relações e da criação. O momento terminou com uma simples oração proposta pelo Sr. Bispo e muito adequada aos alunos.

D. Manuel Quintas teve ainda um momento com os educadores não docentes do Colégio, referindo que estes são o motor da casa, o rosto do acolhimento e da ternura. O encontro com os professores foi desafiante utilizando a metáfora do navio: "Os professores e educadores são os tripulantes!... E ele (bispo) e Diretor Geral eram os timoneiros que confiavam plenamente no trabalho desenvolvido Convidou os professores a olhar para D. Bosco como mestre da pedagogia e da educação, pois educar é uma questão de coração.

Simples e familiar foi o encontro com os delegados e sub-delegados do 2º e 3º ciclos, como representantes das cinco turmas. D. Manuel Quintas, sendo próximo, respondeu a questões colocadas pelos alunos e procurou elucidar sobre alguns aspetos relacionados com a sua missão e serviço às comunidades de Faro e a aspetos relacionados com a Igreja.

O Sr. Bispo teve ainda a oportunidade de visitar a quinta do Colégio, deliciando-se com a natureza que se encontra à volta da mesma.

Agradecemos ao Senhor, o dom da Sua presença na nossa comunidade, ele o pastor que nos orienta, pelas palavras de esperança que deixou e que nos impulsiona a caminhar cada mais como COMUNIDADE para o bem dos jovens.