caminhada 1Como momento de paragem e proposta da equipa da pastoral, uma forma de envolver a comunidade educativa para a vivência do tempo forte da Quaresma, realizou-se uma caminhada/ peregrinação, no dia 9 de abril, para os alunos do 2º e 3º ciclos, ao Santuário da Mãe Soberana em Loulé. O tema de fundo era a caminhada quaresmal proposta na escola «Pela estrada de jesus… rumo à vida feliz». O percurso iniciou já com uma reflexão e oração no autocarro. O mesmo deixou o grupo de alunos e professores junto da estação de Loulé e ali, divididos por 10 grupos, iniciou-se a caminhada. Ao longo da mesma os grupos tinham 4 paragens com uma breve reflexão, uma oração e uma dinâmica.

Chegados ao Santuário, partilhou-se o almoço e pelas 14h00, reuniram-se na capela do santuário, para uma breve celebração, presidida pelo Padre Aquino, Reitor do santuário da Mãe Soberana. Neste momento agradecemos o caminho feito em conjunto, rezamos pelas famílias, e apresentamos os pedidos que mais trazíamos ao coração. O Padre Aquino apelou à felicidade do serviço, de quem se põe a caminho para ir ao encontro do outro.

Regressamos ao Colégio com um sentimento de gratidão e num ambiente de serenidade.

No dia 10 de abril, foi a vez dos alunos do 1º ciclo realizarem o seu percurso, neste caso, pela cidade velha, no largo da Sé. Encontramo-nos todos junto das muralhas, onde se fez o Bom dia. A Ir. Anabela mais as professoras e funcionárias deram o Bom dia, contando uma história sobre construir pontes. Rezamos a Nossa Senhora e dirigimo-nos para os vários locais de visita que estavam propostos ver.

Os alunos visitaram a Sé Catedral de Faro, o Museu da Imprensa e do Pentateuco, o Seminário e o Paço Episcopal. Neste percurso, acompanhou-nos e guiou os grupos, o Padre António Freitas no Seminário e o Padre César Chantre, no Paço Episcopal.

Em seguida o Seminário abriu e acolheu as turmas no refeitório para o almoço e regressamos ao Colégio numa caminhada bem alegre.

Foram dois dias onde se pretendeu dar um pouco de espiritualidade e o contacto com o amor de Deus nas suas mais diversas manifestações. A serenidade e o ambiente que se viveram, é sinal dessa Presença amorosa e terna de Deus junto de cada um de nós.

Coração agradecido a quem abriu as mãos e colaborou para que Deus estivesse presente.