Pretendendo continuar a formar seres humanos mais conscientes, a Comunidade Educativa do Colégio celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), ao longo de uma semana, por meio de diversas atividades de sensibilização e interação destinadas aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.

SPD

O Primeiro Ciclo participou numa Gincana denominada “Igualmente Diferente” constituída por estações que visaram potenciar nos nossos alunos experiências e sensações com que se deparam diariamente as pessoas com deficiência.

As turmas do 5.º e 8.º anos assistiram a uma sensibilização sobre os Cães-Guia e receberão durante o mês de janeiro o testemunho de um cidadão invisual (e seu cão-guia) no Colégio.

A turma do 6.º ano deu continuidade a esta Semana visitando a “Associação Algarvia de Pais de Crianças Diminuidas Mentais” (AAPACDM) em Faro, no dia 28 de novembro. Nesta Associação, mais concretamente,  no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) visitaram o espaço físico (as salas: Snoezelen, de Música, de Artes Manuais, o Ginásio, o refeitório, os quartos dos utentes residentes e a Cozinha e Restaurante Pedagógico) e realizaram uma aula de Yoga em conjunto com os utentes. Na Unidade de Formação Profissional para jovens com mais de 18 anos, confecionaram canapés sob orientação dos utentes da Associação.

A APATRIS (Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve) dinamizou uma sensibilização, no dia 30 de novembro, à turma do 7.º ano. Nesta, foi explicada o tipo de problemática (causas, especificidades, estratégias de atuação,…) e apresentados materiais que a APATRIS utiliza diariamente no trabalho com estes jovens.

A turma do 9.º ano visitou a “Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão” (ACASO) no dia 27 de novembro. Conheceram as salas onde diariamente diversos utentes são estimulados a nível cognitivo, pessoal e social (Sala de Terapia Ocupacional, de Artes Manuais, de Artes Plásticas, Sala Sensorial, Sala Snoezelen,... ). Puderam ainda confraternizar com os utentes e assistir aos ensaios da peça de teatro a apresentar nesta quadra natalícia.

Terminámos, assim, a nossa Semana da Pessoa com Deficiência com alunos curiosos, muito recetivos e participativos. Agradecemos a todos os que connosco colaboraram e tornaram esta Semana um sucesso!!