arcoTudo começou com uma simples atividade de campo de férias. A Inês até nem se sentiu muito atraída de início. Porém, quando da abertura das inscrições para mais uma modalidade desportiva extra-escolar no princípio do ano letivo, decidiu inscrever-se.

Eram duas raparigas, as duas únicas inscrições para o tiro com arco. Uma haveria de abandonar por motivos de ordem pessoal, ficou só a Inês. Só, mas decidida a levar por diante a escolha que fizera. Como nada se consegue sem trabalho árduo, a nossa Inês mergulhou, de alma e coração, no mundo do tiro.

Aos dons não basta tê-los, há que desenvolvê-los. Esta máxima é bem conhecida por aqueles que alcançaram objetivos antes considerados quase inatingíveis mas que, graças ao esforço, dedicação e, sobretudo, ao gosto pela prática, se superaram e deixaram que esses mesmo dons se refinassem e produzissem os atletas que hoje admiramos.

Este (o tiro com arco) é um desporto em que cada um pode, livremente, dar largas ao talento e expressar o seu virtuosismo mas, isto é importantíssimo e bom que se diga, sentir-se, ao mesmo tempo, parte integrante de uma «família», de um «clã» e deles receber todo o apoio, do mais jovem ao mais veterano.

A Inês teve a coragem de ser diferente e escolheu um desporto que é bem demonstrativo do que deve ser “um desporto para todos”. No passado dia 18 de fevereiro teve o seu «batismo» competitivo ao participar numa prova «indoor» - dezoito metros - promovida pelo “Clube de Vela de Tavira” onde obteve o segundo posto do pódio. Obrigado Inês. Bem hajas e força. Muita!

Um agradecimento à direcção do Colégio de N.ª Sr.ª do Alto pela aposta feita na modalidade e, sobretudo Prof.ª Sofia pelo seu empenho para que todas as condições estivessem reunidas.

Fotos: CVT

Texto: A. Rebelo