missaoEm pleno mês de outubro, ainda iluminados pelo Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, a comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora do Alto, viveu o mês missionário em sintonia com o tema proposto pela Obras Missionárias Pontifícias (OMP) «Com Maria, Missão de Paz». Tendo presente as palavras do Papa Francisco acima referidas e com o apelo a cada um sentir-se missão, libertando-se de toda a forma de egoísmo e olhando para a realidade do nosso mundo em todas as suas dimensões, foi proposto uma reflexão para os alunos e educadores na linha dos direitos humanos. Os alunos do Pré-escolar, através de um powerpoint, foram convidados a serem missionários de paz com a realização de boas ações na escola, em casa e demais lugares.

Para os alunos do 2º ciclo, propôs-se a visualização de alguns testemunhos a partir do filme/ documentário #Human. Relatos de quem viu os seus direitos a serem retirados devido à guerra, aos conflitos políticos e económicos; relatos de quem não tem paz e gostaria de a ter; relatos de quem perdeu tudo, sobretudo a família. Como acolher estas situações? O que faço no meu dia-a-dia que ajude estas situações? Formar-se, educar-se para ajudar. Até a forma de ser no ambiente onde me encontro pode marcar a diferença e mais ninguém passar indiferente. Boas ações formam bons corações.

No 3º ciclo apostou-se num tema concreto, de incutir na vida dos alunos a luta pela dignidade humana. Refletiram sobre o Tráfico Humano, tema proposto pelo guião das OMP e que o Papa Francisco fala tantas vezes. Partiram da visualização de uma reportagem da SIC sobre esta dura e infeliz realidade.

Após estes momentos de reflexão e partilha, cada aluno decorou e escreveu numa pomba uma ação, uma atitude, um valor que ajude a ser missionário de Paz, com Maria e com Jesus, neste mundo que parece estar a perder os verdadeiros valores. O resultado surge conforme se encontra na foto: um painel com os nossos compromissos.

Olhando, refletindo sobre a Humanidade, valor que se está a perder, fazemos eco das palavras do Papa Francisco «Os jovens são a esperança da missão.» Há que acreditar nisto. Então sintamo-nos todos MISSÃO.